15 janeiro 2010

Psicodelia nas areias de Tamandaré


Janeiro de 2008, com o livro Ana Terra na mão, sento em uma das mesas do quiosque. Noite agradável, poucas pessoas em volta, céu estrelado, pé na areia e o barulho do mar relaxando a mente.

Era o meu primeiro dia em Tamandaré, uma pequena cidade com lindas praias no litoral pernambucano. Verifique um pouco nessas fotos: http://whinestrosa.blogspot.com/2008/04/ambulantemente.html

Eu estava viajando sozinho, descansando o corpo e refletindo sobre diversos assuntos e planejamentos para aquele ano que iniciava. Nesse espírito pedi um guaraná e depois uma Pitu, esta foi servida pelo dono do estabelecimento, chamado Marcos. Carioca de nascença, ele cresceu e morou em Jaguariúna, interior de São Paulo, onde recebeu o apelido de... carioca. Não muito antes de 2008, Marcos estava desgostoso com seu trabalho e nos rincões da Amazônia conheceu um cara que trabalhava no Ibama em Tamandaré, e após algumas palavras Marcos decidiu seu novo rumo. Juntou a família numa Kombi, saiu de Jaguariúna, subiu o país pelas estradas e montou o quiosque Submarino Amarelo nesse paraíso chamado Tamandaré.

Na conversa iniciada com a entrega da Pitu descobrimos um amigo em comum, Sidney Rodrigues, ator e que foi amigo de infância de Marcos. Não fico surpreso com coincidências, pois está mais do que provado que elas realmente acontecem, mas fquei feliz porque o Sidney é um camarada bem legal. Assim como o Marcos, que nos três dias que passei em Tamandaré trocava uma idéia com ele sobre assuntos diversos.

Dezembro de 2009. Volto a Tamandaré, acompanhado da Alethea, minha namorada/esposa, namorada porque nosso namoro não acabou, esposa para uma oficialidade dos 7 anos que estamos juntos. Chegamos à noite e a levo para o Submarino Amarelo, ampliado, charmosamente decorado com motivos dos Beatles, com mais funcionários, todos devidamente atenciosos, e a sempre simpatia de Marcos.

Ele ficou feliz de me ver e eu também, mais ainda em ver que o quiosque está cada vez mais agregado à beleza de Tamandaré e apesar de ser um submarino, sugiro ao leitor que embarque na mais atraente psicodelia e considere ali um porto, ancore-se com entusiasmo e desacelere seu cérebro, Marcos e sua turma são ótimos comandantes.

www.quiosquesubmarinoamarelo.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Willian...
Tenho meu e-mail associado a noticias do Google..e todas as vezes que aparece a palavra Jaguariúna...recebo um alerta de mensagem....e foi em sua postagem que fiquei sabendo do velho amigo de familia...o Carioca....Agora...poderemos entrar em contato com ele....Abraços...

Evandro Ferreira disse...

Eu gosto muito de passar no submarino nos fins de semana a noite!!!
É um lugar exelente!!! Marcos e a tripulação do submarino me recebem sempre com muita alegria!!!
Esse submarino é 10!!!!!