29 julho 2015

Estréia(s) no Maracanã

Há 44 anos Zico fazia sua estreia como profissional no Maracanã. Lembrei da minha também profissa estreia no Maraca: foi 24 de abril de 94. Mais de 100 mil pessoas no estádio e eu ali, havia ido sozinho. Dê uma olhada no vídeo para compreender o que era o Maraca sem o padrão FIFA (confesso que tenho saudades disso).

Saí de sampa na sexta à noite, cheguei no sábado pela manhã, me hospedei na casa da irmã da madrinha da minha mãe em Copa, fui até a Gávea e comprei meu ingresso.

No dia seguinte, peguei a linha 464 e me juntei à massa. É indescritível o que senti naquele momento quando passei pela estátua do Bellini, pela muvuca, pela catraca, pela muvuca de novo e subi a rampa do Maracanã pela primeira vez.

Fiquei na extinta arquibancada branca e a ansiedade me corroía. Mais de 100 mil pessoas, o jogo tinha todas as emoções, o atacante vascaíno Denner havia acabado de morrer tragicamente, o jogo era decisivo, o Vasco estava invicto.

Meu Mengão venceu de virada, placar igualzinho a estreia do Zico: 2 x 1 e também em cima dos cruzmaltinos.

Em extase, saí do estádio lentamente, tentando gravar cada pedaço dele na mente. Atravessei a rua, peguei o onibus e fui direto pra rodoviária e retornei à sampa.


Nenhum comentário: