Uma coisa não se pode negar do Brasil: é a terra dos paraísos terrenos!
E um dos paraísos dessa terra de Vera Cruz se chama Massarandupió, um vilarejo no litoral norte do estado da Bahia, numa região conhecida como Linha Verde.
Como chegar:
Massarandupió está aproximadamente 1:30h de Salvador, para ir de carro pega-se a BA099 e a entrada para a cidade está no km88.
De Salvador não tem nenhum ônibus que vá para Massarandupió, da rodoviária pode-se pegar um coletivo que vá pra cidade de Entre Rios e pedir pra descer na estrada na entrada da cidade, daqui é necessário combinar com alguém da cidade para lhe pegar.
Bem, Massarandupió não tem asfalto, são ruas de terra, maioria da população é local, telefonia móvel e internet não pegam bem, não tem lan house; não há agências bancárias, muito menos caixas eletrônicos; conta-se nos dedos os estabelecimentos que aceitam cartões para pagamento (praticamente só as pousadas).
Lugar para esquecer do mundo e se libertar, ótimo para reencontrar a si mesmo.
Vamos à praia:
A praia não fica exatamente na cidade, pois faz parte de uma reserva ambiental. A praia está a 3km do vilarejo e o caminho é uma estrada por dentro dessa reserva. A caminhada leva aproximadamente 50 minutos, mas para quem não é turista motorizado, sempre aparecem caronas pelo caminho, o que é uma boa forma de socializar não somente com outros turistas mas também com os moradores da região.
A praia é dividas em três áreas: Praia Convencional, Praia da Barra e a Reserva Naturista.
E sim, é um paraiso:
O banho de mar é uma delícia, as águas não são calmas, puxam bastante, mas nada que se torne perigoso, claro que com crianças a atenção é redobrada.
A praia é muito extensa, portanto ótima para longas caminhadas e é muito fácil ficar isolado numa parte dela.
Monitorada pelo projeto Tamar, a praia é local para desova de tartarugas marinhas. Ao longo de toda a sua extensão existem estacas que indicam onde foram depositados os ovos pelas mamães tartarugas.
Naturismo:
Massarandupió é bastante conhecida pela prática do naturismo, inclusive é a maior praia em extensão de naturismo, são aproximadamente 2km. Por lá passam turistas de diversos cantos do Brasil.
A área naturista é reservada e possui um código de ética da Federação Brasileira de Naturismo.
Na parte naturista possui uma barraca que serve comidas e bebidas.
Para conhecer mais sobre o naturismo e deixar de lado tabus ou preconceitos, clique aqui em Brasil Naturista.
Do naturismo passarei para a pousada Rio e Mar, uma boa opção para se hospedar em Massará, como é chamada a cidade pelos locais. Os donos, Lourdes e Edilson, possuem uma simpatia, atenção e carinho que são ímpares. Eles são os fundadores da praia naturista em Massarandupió. Para conhecer mais sobre a pousada clique aqui.
Na parte conhecida como Praia da Barra, é um local bem bonito pois ali ocorre o encontro do rio com o mar. É uma área bem deserta e sem estrutura de barracas de serviços.
Na praia convencional há algumas barracas que servem bebidas e comidas. Como mencionei acima, a praia está dentro de uma reserva ambiental, portanto não possui energia elétrica. Destaco duas barracas em especial. Em ambas o atendimento é atencioso e com boas opções para petiscar e comer.
A primeira é a do Juci:
A segunda é a barraca do Toinho:
Massarandupió é sem dúvida alguma um recanto bem especial, longe das especulações turísticas e imobiliárias, lá se preserva muitas essências, também há carências, principalmente para seus moradores mais pobres. A todos que lá um dia estiverem, por favor respeite com toda a reverência essa dádiva da natureza e ajude a preservar.